Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, agosto 30

XL FESTIVAL DE VIOLEIROS DO NORTE E NORDESTE - Por Josefina Ferreira


Nos dias 23 a 25 de agosto de 2013, aconteceu no Teatro de Arena, em Teresina, o LX Festival de Violeiros do Norte e Nordeste com a presença marcante de mais de 150 violeiros repentistas e poetas populares do Piauí que cantaram e encantaram o público homenageando Domingos Fonseca, o maior violeiro repentista do Piauí, que completaria 100 anos, se ainda estivesse em nosso meio.

O grande festival, que teve o apoio cultural do Governo do Estado do Piauí através da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC / Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), Fundação Cultural Monsenhor Chaves / Prefeitura Municipal de Teresina e do Grupo Claudino S/A iniciou-se na Casa do Cantador, com o almoço oferecido a todos os visitantes, propiciando intercâmbio entre os violeiros, repentistas, poetas cordelistas, pesquisadores.

Sob a direção e apresentação de Pedro Mendes Ribeiro e colaboração de Jonaci Dantas na locução, teve sua abertura às 19 horas com grande show de viola pelos próprios repentistas recepcionando calorosamente o público presente. Na sequência, a palavra do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, dando as boas vindas aos artistas convidados e à plateia, reafirmando o apoio da Prefeitura ao evento e destacando a importância do Festival para o fortalecimento da cultura popular na Capital. 

Dedilhando suas violas, 29 duplas se apresentaram na primeira noite, grandes expoentes do repente nordestino como: Valdir Teles (PE) e Fenelon Dantas (SP), Sílvio Grangeiro (CE) e Francinaldo de Oliveira (CE), Antônio Lisboa (PE) e Severino Feitosa (PB), Zé Cardoso e Ismael Pereira (CE), Zé Eufrásio e Antônio Jocélio (CE), com destaque para a participação da dupla formada por pai e filha: Chaguinha da Viola e Marcelane, uma jovem de grande talento na arte do improviso. Foi escolhido nessa noite a dupla de repentistas piauienses, Zé Viola e Edmilson Ferreira, para cantar em homenagem a Domingos Fonseca, o maior repentista do Estado do Piauí, pelo seu centenário de nascimento.

Outra grande atração foi o lançamento do livro Domingos Fonseca, de Pedro Mendes Ribeiro com a colaboração de vários repentistas, homens e mulheres, que imprimiram sua marca com suas estrofes dedicadas ao grande trovador. O livro é resultado de 40 anos de pesquisa e foi prefaciado pelo jornalista, poeta e escritor membro da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.

O evento teve a participação de uma boa plateia e a movimentação de cantadores e poetas que aproveitaram para vender seus CDs DVDs, livros e folhetos. Contou também com a presença honrosa de Francisco Carvalho, o talentoso ator Teresinense que participou da novela Salve Jorge, da Rede Globo, interpretando Seu Galdino. Sua presença no evento foi uma grande atração para seus fãs. Ele veio não só visitar a família, mas também participar de eventos culturais na cidade.

A noite foi bastante proveitosa porque contou com uma plateia fiel, diversificada com gente de todas as idades: crianças, jovens e idosos entre eles João Claudino Fernandes que, aos 83 anos, participa com muito júbilo do Festival e recebe o carinho dos repentistas que capricham nas homenagens ao patrono dos violeiros.



Josefina Ferreira Gomes de Lima
Mestranda da Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Diretora de Cultura da Casa do Cantador


Nenhum comentário:

Postar um comentário