Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

segunda-feira, agosto 26

FESTIVAL DE VIOLEIROS REÚNE TALENTOS EM GRANDE SHOW DE REPENTE E POESIA

O XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste supera todas as expectativas. Grandes apresentações numa mistura de principiantes e veteranos na arte do repente. Em todas as noites o Teatro de Arena estava cheio, era a reunião de violeiros que a todo ano se repete, este ano comemorando o centenário de Domingos Fonseca.

O lançamento do livro do repentista piauiense, ocorreu de forma brilhante e com grande aceitação visto o número de vendas, é inegável a importância da obra concluída com muitos anos de pesquisa por Pedro Ribeiro.

Dentre muitas apresentações Nael Alves e Wilson (6 anos), pai e filho, fizeram o público vibrar com cantoria irreverente entre a relação dos dois. O patrono da Festa, João Claudino, aplaudiu de pé, a dupla de Pimenteiras que sempre vem ao Festival.

Com uma única dupla, a figura feminina foi muito bem representada no festival, Antonia Alves e Maria Ferreira dera um show.

Foto: Antonia Alves e Maria Ferreira

Além das duplas o festival trouxe uma jovem poetisa vinda de Pernambuco. Uma atração mais do que especial: Mariana Teles, declamadora que aos 6 anos de idade já se identificava com a poesia. Um talento nato que hoje aos 18 anos orgulha o pai Valdir Teles, famoso repentista.

Foto: Valdir Teles e Mariana Teles

Nascida na região de Alto Pajeú (PE), Mariana explica que foi influenciada por amigos, professores e poetas, afinal a cidade é o berço dos poetas, porém sempre foi apaixonada por poesia e afirma que o homem é produto do meio.

“A poesia me colocou dentro do Direito”, comenta, pois foi o seu dom que a fez crescer na oratória, no conhecimento de mundo. Cursando Direito em Recife ela almeja ser acadêmica, mas pretende levar a poesia paralela, a profissão que escolheu.



Foto: Mariana Teles declamando

Quanto ao Festival ela comenta: “A estrutura está impecável”. E ressalta que é um dos mais grandiosos do qual já participou.

Em apresentação no sábado(24) e domingo(25) ela declamou versos de sua autoria sobre Teresina, política, o Brasil e a João Claudino maior incentivador da literatura de cordel, e ainda de seus amigos poetas, inclusive de seu pai. Uma apresentação emocionante que surpreendeu a todos.

E aqui em Teresina ela pôde lança seu primeiro livro – De Versos em Verso organizado por João Claudino, um presente surpresa dado pelo amante da poesia e repente.

Nas últimas horas de festival o público cantava junto a cada dupla. Zé Viola e Edmilson Ferreira, encerraram o ultima noite do XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, com a promessa de no próximo ano estarem  aqui mais uma vez.



Foto: Edmílson Ferreira e Zé Viola( com chapéu)


Nenhum comentário:

Postar um comentário