Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

Fundação

HISTÓRICO CASA DO CANTADOR



A Casa do Cantador nasceu de um sonho iniciado em 1971 com a realização do I Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, objetivando o resgate da Literatura de Cordel, extinta no resto do mundo e agonizante no Nordeste.
O jornalista Pedro Mendes Ribeiro e o empresário João Claudino Fernandes se uniram para apoiar o movimento de não deixar essa cultura tão importante, desaparecer.
Os festivais se repetiram no Piauí e sequenciados em todo Brasil com o movimento crescendo a cada dia.
Em 1975 chegaram a Teresina pesquisadores estrangeiros fazendo apontamentos sobre Literatura de Cordel.
Uma sala para reuniões de planejamento e, especialmente, atender pesquisadores nacionais e estrangeiros foi instalada no edifício Jesus Tomaz Tajra.
O movimento cresceu e se consolidou. Um local mais amplo e melhor equipado se fazia necessário, para o melhor atendimento aos frequentadores e pesquisadores.
No dia 16 de agosto de 1985 foi inaugurada a Casa do Cantador, numa solenidade que contou com a presença do Governador e Prefeito.
Nessa trajetória a Casa do Cantador é um Centro de Cultura visitado por incontáveis caravanas de estudantes da capital e interior.
A casa que serve de ponto de apoio aos violeiros que se deslocam de uma região para outra, presta assistência médica aos violeiros e familiares.
Mantém uma biblioteca de livros especializados além de folhetos de cordel, para estudos e pesquisas.
No sentido de melhorar a qualidade técnica dos violeiros a Casa do Cantador realiza, semanalmente, um mini-festival de violeiros dirigido por um orientador com maiores conhecimentos.
O mini-festival já foi premiado pelo Ministério da Cultura.
Por outro lado, vem sendo organizado um Museu do Repente com expressiva quantidade de LPs, fitas K-7, fitas de videocassete, CDs e DVDs, no sentido de preservar a memória cordeliana.
A Casa do Cantador, por ocasião dos folguedos juninos realizados, anualmente, pela FUNDAC, órgão de cultura do Estado do Piauí, serve de ponto de apoio para os grupos folclóricos de todo o Nordeste que participam do encontro.
É ponto turístico e serviu de referencial aos demais estados nordestinos que também construíram casas congêneres, inclusive Brasília.
A Casa do Cantador funciona 24 horas por dia, hospedando violeiros e familiares que se deslocam à Teresina.
A maior promoção da Casa do Cantador é, sem dúvidas, a realização do maior festival de violeiros do mundo.
Este ano já está previsto a realização do XXXVIII Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, para o período de 19 a 21 de agosto de 2011.
Foi instalado na Casa do Cantador o ─ Ponto de Cultura “Casa do Cantador ─ por força de convênio entre o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Piauí através da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC/Mais Cultura e a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí – AVIPOP.

por Pedro Mendes Ribeiro - Presidente da AVIPOP