Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, setembro 5

XL FESTIVAL DE VIOLEIROS DO NORTE E NORDESTE II



O segundo dia do XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste inicia com uma programação variada. O dia começou com visitas de estudantes, pesquisadores e universitários que foram recebidos carinhosamente pelos violeiros, seguido do almoço com as autoridades: o Prefeito Firmino Filho e sua equipe; Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Monsenhor Chaves; João Claudino Fernandes, patrono dos violeiros; a professora Doutora em Literatura de Cordel, da UESPI, Stela Viana.
Às 16h00, aconteceu a solenidade de afixação, no tronco de uma palmeira imperial, das placas de homenagem aos violeiros falecidos depois do último festival, momento em que doutor Pedro Ribeiro, presidente da Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí- AVIPOP fez um discurso emocionante reverenciando àqueles que durante muitos festivais alegraram Teresina com suas cantorias, seguido dos próprios cantadores que prestaram suas homenagens cantando.
As 19h00 começou o show de viola com 30 apresentações: 29 duplas de violeiros e a declamadora Mariana Teles, filha do repentista Valdir Teles a qual deu um show de talento, declamando poemas de sua autoria e de autoria de outros poetas, num desempenho perfeito e um carisma fascinante. Nas suas declamações falou da seca, de problemas políticos e prestou uma comovente saudação a João Claudino que o deixou muito emocionado.
Outra grande atração foi a apresentação da dupla formada de pai e filho Nael Alves Ylson Alves (PI), seu filho de apenas seis anos de idade que emocionou o público com sua performance cantando desafio em Quadrão Perguntado e Peleja, duas modalidades da arte da cantoria. Apresentou-se também outra dupla formada por pai e filho: Amâncio Vieira e José Carlos.
E a noite foi marcada pelos grandes repentistas como Valdir Teles e Jairo Silva que homenagearam o ator Francisco Carvalho, ator piauiense que participou da novela Salve Jorge, da Rede Globo, interpretando Seu Galdino; Zé Cardoso (CE) e Jeferson Silva homenageando Domingos Fonseca. Edmilson Ferreira (PI) e Antônio Lisboa (PE) com desafio sobre conhecimento; Sebastião Dias (PE) e Sebastião da Silva (RN), Os Raimundos: Antônio Raimundo e Raimundo Britto (PI) e, para delírio da plateia, Moacir Laurentino (PB) e Zé Viola (PI) cantaram um Gabinete, modalidade difícil que exige muita agilidade mental, terminando assim a segunda noite do festival.
Como na primeira noite, tivemos também um grande público com participação efetiva de crianças, jovens e idosos, com destaque para Dona Maria Viana, poetisa e madrinha dos cantadores, cuja participação nos festivais é de grande importância! Seu carisma, amor pelo repente e disposição que tem em contribuir, ela recebe o carinho e a homenagem dos violeiros em seus versos.

Josefina Ferreira Gomes de Lima
Diretora de Cultura da Casa do Cantador do Piauí
Estrofe da Semana:

Encontro de cantadores
Violas se intercalam
Almas poéticas falam
De paz, natureza, amores,
Aplausos, vivas, louvores,
 Uma multidão contente
A poesia latente
Em cada alma germina
Festival de Teresina
A grandeza do repente.
            (Joaquim da Matta/PI)



Um comentário:

  1. Graças a Deus a poesia popular prossegue cada dia mais saudável e com maior perfeição. Se sobressaindo as dificuldades
    e tribulações do tempo atual, enchendo os corações e inundando de graças e belos sonhos. Abençoados sejam todos que fazem e amam a nobre arte.

    ResponderExcluir