Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quarta-feira, agosto 21

CAPITAL DO REPENTE


Já estamos sentindo o grande festival de violeiros que despertou o mundo para o resgate da Literatura de Cordel. Esse sonho foi realizado em 1971 quando conseguimos reunir os remanescentes dessa arte maravilhosa, para não cumprir extermínio completo engenho do improviso.
Foi um acontecimento marcante que recebeu o apoio de Fortaleza/CE que se incorporou ao movimento e realizou o II Festival, despertando, a partir daí, o Nordeste que acordou para o perigo que estava mergulhado e, arregaçou as mangas e partiu, definitivamente, para a reestruturação dos festivais.
Em 1975, um acontecimento importante veio contribuir para a nova caminhada do repente. Chegou a Teresina uma equipe de pesquisadores de cordel, vinda dos Estados Unidos, gravando e filmando o III Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. Esse acontecimento marcou, efetivamente, uma nova história, o interessante do exterior por essa atividade.
Nesse mesmo ano, o então prefeito de Teresina, professor Wall Ferraz incorporou o festival de violeiros às solenidades comemorativas do aniversário de Teresina.
Por outro lado, os vários estados nordestinos, deslancharam na realização de novos encontros, nas capitais e cidades do interior.

O gosto pelo repente ressurgiu, nas camadas mais idosas, enquanto a juventude se empolgou e partiu, definitivamente, para o aprendizado da arte do improviso, revelando grandes talentos que, no momento, constituem a verdadeira elite dos cantadores.
Destarte, o festival de Teresina passou a revelar talentos e, por outro lado, despertou atenções da juventude que passou a freqüentar as dependências do Teatro de Arena ao lado dos mais velhos e com vibração mais empolgante.
Nesta sexta-feira, dia 23, será iniciado o XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, em homenagem ao centenário de Domingos Fonseca, considerado, pela critica, um verdadeiro gênio da arte de improvisar.

Na abertura do festival, dia 23, estaremos lançando ao público, o livro “Domingos Fonseca- Imortal do Repente”, uma pesquisa que realizamos sobre o Rei do Galope, durante mais de quarenta anos.
Domingos Fonseca é, inegavelmente, um verdadeiro gênio do repente e lamentamos que, em sua época, ainda não estava em circulação a tecnologia dos computadores e gravadores para não deixarem o grande poeta, praticamente sem memória.
Convidamos nossos leitores a prestigiarem, com suas presenças, o centenário do maior repentista nacional de todos os tempos, o piauiense de Miguel Alves- Domingos Fonseca.
 
Por: Pedro Mendes Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário