Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sábado, agosto 24

FESTIVAL DE VIOLEIROS RECEBE MILHARES DE ESPECTADORES NA PRIMEIRA NOITE.



O teatro de Arena ficou pequeno para o XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, este ano comemorando o centenário e Domingos Fonseca. Foram milhares de pessoas, e inúmeras personalidades que prestigiaram o evento cultural que já é consagrado no calendário piauiense.

Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, e o prefeito da capital Firmino Filho estiveram presentes e atentos a cada apresentação. “Essa é uma boa e grande tradição da nossa cidade”, afirmou ele sobre o Festival. E ressaltou ainda: “São poucos eventos que tiveram 40 edições, e que possamos continuar”.  Em sua fala ele lembra que o projeto Cordel nas escolas logo vai ser executado.

Ao longo das apresentações os violeiros cantaram sobre o mais variados temas: cultura, fome, mar, o nosso clima, e fizeram homenagem ao violeiro já falecido Calistão, personalidade carismática do mundo do repente. Mas o ápice do Festival se deu no lançamento do livro Domingos Fonseca - Imortal do Repente, onde Pedro Ribeiro, organizador do evento, fez reverência ao poeta com belas palavras sobre sua trajetória e logo em seguida Zé Viola e Edmilson Ferreira cantaram ao Imortal.

Além do livro ser um resgate do legado de Domingos Fonseca, a sua venda permite a manutenção da Casa do Cantador, que recebe violeiros de todo o Piauí durante o ano. 

Um destaque da noite entre as trinta duplas que se apresentaram no Festival foi Marcelane Araújo, a jovem de 17 anos que já lançou nove Cd’ s junto ao seu pai Chaguinha da Viola. A única mulher repentista do primeiro dia de Festival, numa representação significativa da mulher na arte do Improviso.

O Festival prossegue até domingo, trazendo na noite de hoje a poetiza pernambucana Mariana Teles, para declamar pela primeira vez para a grande plateia teresinense às 20h00. A participação de mais 200 repentes e milhares de espectadores torna o evento a maior festa cultural de todos os tempos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário