Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

segunda-feira, junho 25

XXXVI FOLGUEDOS por Pedro Ribeiro

Teresina abre as portas da cultura popular para abrigar o maior encontro de folguedos do Nordeste realizado no Piauí.
Representantes do País e de quase todo nosso Estado, no período de 24 a 30 de junho na praça de esportes do Albertão, transformarão Teresina na capital do folclore.
De todas essas manifestações, a quadrilha foi a que sofreu maiores modificações. Os vestidões de chita se transformaram em verdadeiras fantasias de luxo com a preocupação de conquistar as plateias pela ornamentação
 As narrativas dos tiradores de quadrilha se transformaram em shows musicais, em ritmo quente capaz de contaminar os presentes, além da movimentação dos integrantes, também em ritmo quente com bastante entusiasmo.
Os folguedos representados por diversos gêneros folclóricos permanecem atraindo multidões pelo natural gosto artístico.
Cada tipo de apresentação tem seu público predileto. Do violeiro ao bumba-meu-boi, cada qual ocupando os espaços específicos de cada gosto.
A presidente da FUNDAC – Bid Lima não mediu esforços e montou uma equipe capaz de preservar a tradição que o Piauí conquistou no cenário nacional.
Desse modo, podemos afirmar que a importância do Piauí no cenário folclórico brasileiro está mantida e, certamente, com o brilhantismo de sempre.
A importância do folclore é, acima de tudo, permitir que as gerações novas assumam o lugar dos idosos para dar continuidade de cada gênero conservando o que há de característico específico de cada espécie, embora com sensíveis alterações que não modifiquem o essencial de cada gênero.
Falamos de algumas alterações entre passado e presente, mas sem destruir a estrutura básica de cada estilo, pois as quadrilhas de ontem e de hoje não se anulam pelas modificações introduzidas, pelo contrário, se tornaram mais bonitas.
A notável importância dos folguedos está confirmada pela presença das multidões que atraem, movimentando, inclusive, as atividades comerciais para melhoria de renda de muitas famílias.
Que seria de um povo sem suas manifestações culturais que desafiam os tempos na manutenção de suas tradições folclóricas.
 Confiamos e acreditamos que o Piauí continuará realizando essa página de beleza e de cultura que muito tem projetado o Piauí no cenário cultural do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário