Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, junho 8

DIA DO VIOLEIRO por Pedro Ribeiro

Já é uma consagração internacional a indicação de datas, no calendário, representando determinada categoria ou grande acontecimento, santos, pessoas ou entidades.
Destarte, comemoramos o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia da criança, dia de São Pedro, etc.
A classe de violeiros, desde muitos anos, vinha lutando pela confirmação do seu dia e, mais do que isso, do reconhecimento da profissão.
Essa conquista foi alcançada com o projeto do vereador Carlos Silva da Câmara Municipal de Teresina que elaborou o projeto de lei votado por unanimidade criando o DIA DO VIOLEIRO – 03 DE JUNHO.
Foi uma vitória jamais esquecida, pois ficou marcada na sensibilidade dessa gente humilde e simples que, tantos serviços tem prestado à Cultura Popular.
O dia escolhido representa o nascimento do maior dos repentistas da Literatura de Cordel do Piauí – Domingos Martins da Fonseca admirado e respeitado pelo Brasil inteiro.
O vate piauiense além de dominar, com raro brilhantismo, a arte de improvisar foi uma liderança inquestionável que lançou os primeiros esforços para organização da classe.
Nesse sentido, fundou e dirigiu a Associação dos Cantadores do Nordeste – ACN construída em Fortaleza que até nossos dias presta relevantes serviços a classe graças a atuação permanente de Dimas Mateus – um braço forte e um líder valioso dos repentistas.
A data vem sendo comemorada, na Casa do Cantador, sob a direção da Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí, com o objetivo do maior congraçamento dos nossos violeiros.
No último domingo, mais uma vez, a festa reuniu vários violeiros, familiares e convidados especiais para a harmonização da classe.
Diferente dos anos anteriores, o presidente da Instituição delegou poderes aos associados os quais se reuniram, escolheram uma comissão formada somente por violeiros para organizarem e realizarem a festa.
Foi uma experiência notável que deverá ser mantida para o futuro, em face do brilhantismo alcançado, além da organização impecável e o entusiasmo como todos se sentiram.
O acontecimento foi iniciado as 16h00 com a palavra do presidente da AVIPOP – Pedro Mendes Ribeiro que fez uma completa exposição das dificuldades e das conquistas que a classe vem conseguindo, destacando o resgate total da Literatura de Cordel no Brasil e no mundo.
A festa teve prosseguimento com coquetel servido aos presentes seguido de apresentações de duplas de violeiros que duelaram sob os aplausos da plateia que solicitarou estilos, canções e motes, enquanto os vates se revezavam no palco “Josafá de Oliveira”.
Foi uma festa inesquecível cuja organização será mantida para o futuro.
Prestigiaram as comemorações: Joaquim Mendes Sobrinho – JOAMES, Maria Viana, cordelista Josefina, violeiros: Aureliano dos Santos, Manoel Lucas, José Edimar, José Maurício, Nonatinho, Raimundo Britto, Toinha Brito, Maria Ferreira, Cícero Alves, Antonio Marcos, Agamenon e Zé Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário