Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, junho 29

SESC E CORDEL por Pedro Ribeiro

A contribuição que o SESC vem dando ao Cordel no Piauí, já produziu bons frutos. O projeto “Redescobrindo o Cordel” ministrado em parceria com a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí e Ponto de Cultura “Casa do Cantador” já realizou vários cursos nas Unidades Escolares do Estado e do Município.
Os resultados são impressionantes e o alunado que já teve a oportunidade de participar dos cursos apresentou uma melhoria tanto na arte de fazer versos como no desenvolvimento da mente cuja criatividade e agilidade mental do estudante sofreram verdadeira evolução.
O “Cordel nas Escolas” é hoje apresentado em vários estados da federação com experiência implantada no exterior onde os resultados são também excelentes.
O que os governos devem fazer é encarar a experiência com toda seriedade no sentido de que não se perca essa oportunidade de oferecer aos nossos jovens o ensejo de melhoria da mente em face da superioridade da capacidade de memória, juízo, raciocínio, criatividade e agilidade mental, colocando o Brasil no mais alto patamar da cultura cordeliana.
Não temos informação se o projeto “Redescobrindo o Cordel” está sendo ministrado em outros estados da federação. Destarte, vamos pedir informações nesse sentido porque consideramos o projeto em referência uma das mais preciosas colaborações que o SESC está proporcionando ao País.
A Unidade Escolar Cristino Castelo Branco que foi agraciada com o projeto Redescobrindo o Cordel tem um carinho especial pela poesia cordelista.
Um jornalzinho elaborado por professores e alunos circula no colégio com ideias de adultos para mostrar a desenvoltura do alunado.
A professora Josefina Ferreira – cordelista do Piauí – escreve o editorial que temos a satisfação de transcrever.

EDITORIAL
Peço atenção do leitor
Para o que quero dizer
A leitura e a escrita
São caminhos para vencer
É na escola que se busca
Aprender ler e escrever.

A leitura é desafio
Que a escola deve enfrentar
É o caminho mais seguro
Para o mundo conquistar
Aproveite para ler
Nosso Jornal Escolar.

Sem domínio da leitura
Não é fácil redigir
Alunos e monitores

Buscam juntos construir
E um jornal para a escola
Acabam de produzir.

Procure ler com carinho
A produção do estudante
O que escreveram aqui
Eu considero importante
É o caminho que os leva
A ter futuro brilhante.

Cristino Castelo Branco
Recebe com emoção
Jornalzinho produzido
Com muita dedicação
E os alunos que escreveram
São do Mais Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário