Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, maio 25

DOIS GIGANTES EM DUELO por Pedro Ribeiro

O repentista é o indomável e autêntico poeta do sertão. A poesia popular que muitos desconhecem seu valor e complexidade em sua feitura é a mais genuína manifestação da alma sertaneja.
Escrita ou improvisada, a poesia popular obedece a mais rigorosa métrica, sendo desde os primórdios a nosso dias, elaborada com rigor e perfeição. Daí porque alguns preferem a poesia moderna que não exige, nem rima, nem métrica e, observam, pura e simplesmente, o assunto.
Não a desvalorizamos como fazem muitos que desqualificam e menosprezam a poesia popular, rica em mensagem e métrica que a torna mais bela e mais atraente.
Vejamos um encontro com dois dos maiores repentistas da atualidade: Ivanildo Vila Nova e Severino Feitosa, os quais já estiveram diversas vezes no festival de Teresina. Apreciemos o encontro de ambos:

 SF.-    Se é de grande cidade
Criou-se em outro ambiente,
Talvez não botou a sela
Num burro novo e valente,
Que dá mordida na brida
Pensando que é na gente.

IVN.-    Não precisei de lição,
De cópia nem de ditado,
Aprendi olhando o pássaro,
O céu, a floresta, o gado,
Entrei lá analfabeto
E saí de lá formado.

SF.-    Você em Caruaru
Se criou sem alvoroço,
Talvez que nunca apanhou
Água gelada num poço,
Sentindo o pau do galão
Machucando o seu pescoço.

A criação de novos estilos de cantoria ocorre a cada instante, especialmente, com a utilização de motes. Vejamos como os preliantes se batem no estilo – Rojão Quente – oriundo do mote: Comigo o rojão é quente / Canta quem souber cantar.

IVN.-    Antes que apareça mote,
Poema, rojão e glosa,
Eu quero ver se Feitosa
Aguenta também meu trote,
Saber se seu holofote
Tem claridade estrelar
E dá água no seu mar
E cabe meu barco potente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

SF.-    Não gosto de exageros,
Não tenho sangue de persa,
Muito menos de conversa
De qualquer um bagunceiro,
Não quero que o companheiro
Venha me desafiar,
Eu aqui neste lugar
Só tenho amigo e parente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

IVN.-    Sua voz é de tenor
E sua presença é de artista,
Você como repentista
Pode até ter um valor,
E com outro cantador
Você pode até triunfar,
Mas é bom se incomodar
Quando me vê pela frente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

SF.-    Se você possui cuidado
No papel de cantador,
E se acaso o colega for
Hoje decepcionado,
Regresse pra seu estado,
Pode até se preparar,
E quando um pouco decorar,
Venha que estou novamente,
Comigo o rojão é quente
Canta quem souber cantar.

IVN.-    Eu devia cobrar taxa
E além de taxa o juro,
Pra cantador sem futuro
Que comigo se esborracha
Pois hoje aqui você acha
Um santo pra seu altar,
Água pra seu alguidar
E vinho pra sua corrente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

SF.-     Você teve algum cartaz
Naquele tempo passado,
Mas foi desclassificado
Em diversos festivais,
Hoje em dia está pra trás
Que nem sabe mais falar,
Antes era titular
E hoje é reserva somente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

IVN.-    Mas eu achei que seu dito
Foi muito mal empregado,
Só fui desclassificado
Em São José do Egito,
Mas não me deixou aflito
Nem me tomaram o lugar,
Não digo que foi azar
Pois foi marcação somente,
Comigo o rojão é quente
Canta quem souber cantar.

SF.-    Eu que tenho poesia
Pra cantar a vida inteira,
Porque a minha bandeira
Desfraldada é mais sadia,
E tenho em minha companhia
Jesus pra me ajudar
E você para escapar
Não vai dizer que é gente,
Comigo o rojão é quente,
Canta quem souber cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário