Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, setembro 22

REDESCOBRINDO O CORDEL – Pedro Ribeiro


Será iniciado, segunda-feira, na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, um curso de Cordel nas Escolas patrocinado pelo SESC denominado “Redescobrindo o Cordel”.

A matéria ministrada em palestras e oficinas, além da apresentação de uma dupla de violeiros, objetiva o treinamento da mente no sentido da melhoria da memória, juízo, raciocínio, criatividade e, sobretudo, agilidade mental.

O aluno que se dedicar ao exercício do repente conquistará uma situação privilegiada no que concerne ao desenvolvimento das faculdades mentais, fato já soberbamente comprovado, em todo o Brasil, pelas escolas que utilizam cordel na aprendizagem.

Para que se tenha a confirmação da importância de utilização do cordel na aprendizagem, basta citar as unidades que utilizam na melhoria do ensino.

A mente é imensurável, com capacidade para desenvolver qualquer atividade com absoluto sucesso, desde que haja uma ação coordenadora evolutiva na utilização do extraordinário monumento da fé.

Ao ingressar no estudo da utilização do repente o fiz impressionado no poder de um repentista analfabeto cantar uma noite inteira, vários versos e gêneros de cantoria, sem repetir estrofes.
Ora, se um analfabeto consegue esse poder criativo, o que se espera de um adolescente que se inicia no mundo da aprendizagem?

Vamos deixar de lado o mundo das hipóteses e caminhar nas estradas da realidade. As escolas por onde já passamos ministrando esse curso, os resultados são impressionantes com a melhoria comprovada pelos alunos que deles participaram.

Não poderíamos deixar de elogiar o trabalho que o SESC-PI vem desenvolvendo em Teresina em parceria com o Ponto de Cultura “Casa do Cantador” e a Associação dos Violeiros no sentido de oferecer essas oficinas de cordel, cujos resultados são cada vez mais positivos.

O curso que será iniciado segunda-feira escolheu a Unidade Escolar Cristino Castelo Branco que possui, em seu quadro docente, uma expressão maiúscula da literatura cordeliana, a professora Josefina cuja dedicação ao cordel é verdadeiramente encantante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário