Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

segunda-feira, setembro 5

CORDEL NAS ESCOLAS


Encerrando o maior festival do planeta, a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí volta as suas atividades para o projeto Cordel em Sala de Aula, que deverá ser iniciado na próxima semana.
Os resultados obtidos nos cursos anteriores surpreenderam a quantos participaram dessa tarefa pedagógica que vem contribuindo para o melhor desempenho dos alunos em sala de aula.
Ficamos gratificados e, até mesmo, surpresos, como alunos que nunca haviam feito uma poesia, são capacitados para elaborarem estrofes, com o mais rigoroso princípio da métrica cordeliana.
Essa realidade comprova, mais uma vez, que o cérebro humano tem potencialidades imensuráveis, capazes de realizar verdadeiros milagres.
A história das invenções é um marco afirmativo dessa proeza. A conquista do espaço, com o mais pesado que o ar, que Santos Dumont ofertou à humanidade reafirma o quanto o homem é capaz de fazer quando acredita em si mesmo e na poderosa ação da fé.
Vamos prosseguir ministrando oficinas de cordel, nas escolas, até que nossos governantes descubram que, a técnica ora ministrada, conduzirá o alunado brasileiro a melhores patamares de aproveitamento em nossas unidades escolares.
Aliás, a mídia tem colaborado com essa afirmativa ao divulgar o resultado de escolas com maior aproveitamento de aprendizagem, confirmado com a melhor colocação nos resultados da aplicação de testes de avaliação que o Ministério da Educação vem realizando em todo o País.
Se a assertiva de que: - contra fatos não há argumentos – o cordel já está vitorioso nessa caminhada que se prolongará treinando nossos jovens para conquistar posições de destaque em nossas escolas.
Por dever de justiça, destacamos a ação do SESC no Estado que, vem promovendo o cordel nas escolas com o projeto “Redescobrindo o Cordel” ministrado pelo Ponto de Cultura “Casa do Cantador”.
Já foram efetuados vários encontros, nesse sentido, com a apresentação de palestras, presença marcante de violeiros, ao vivo e, presença de oficinas, num período de dez amostras.
Estamos confiantes de que o Brasil, pioneiro nesse trabalho, já está exportando para outros países essa técnica que, certamente, vai revolucionar o estudo fundamental pois, a classe que melhor se ajusta a essa realidade é a que reúne o alunado no despertar do estudo e da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário