Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, agosto 26

QUEM FAZ O FESTIVAL

Desde o ano de 1971 que Teresina realiza o maior Festival de Violeiros do mundo. O evento foi idealizado para resgatar a Literatura de Cordel que havia desaparecido no planeta e agonizava no Nordeste brasileiro.
Foi um trabalho difícil e cansativo até os nossos dias mesmo com essa cultura já resgatada em todo mundo.
No início, a hospedagem era feita em residências particulares que abrigavam os violeiros com o maior carinho, conscientes da ajuda que estavam prestando a Literatura de Cordel.
Tudo era muito complicado: transmissão do festival, transporte dos violeiros, alimentação e, o pior – o pagamento de cachês.
O tempo foi passando e o festival crescendo dia a dia. O primeiro grande parceiro foi João Claudino que até hoje, ainda, representa o braço forte, sem o qual, o festival não poderia ser realizado.
Em 1975 surge o primeiro aliado do festival, no que tange a cachê, o prefeito Wall Ferraz inclui o evento às solenidades comemorativas do aniversário de Teresina e determina uma ajuda oficial para pagamento de cachê.
Nessa última década, o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, tem contribuído com o pagamento das despesas do festival. Como é do conhecimento de todos, a lei mencionada é de captação de recursos, no empresariado local, criando, destarte, enorme dificuldade.
À mídia do evento feita pelos nossos meios de comunicação queremos registrar nossos agradecimentos as TVs: Clube, Antena 10, Cidade Verde, Antares, Assembleia e Meio Norte; os jornais: Diário do Povo, O Dia e Meio Norte; rádios: Antares, Clube, Pioneira e FM Cultura.
O festival de Teresina é feito no Teatro de Arena sem cobrança de ingressos, atraindo multidões incalculáveis, vindas de todo Nordeste.
O número de artistas presentes surpreende a todos com uma frequência que varia entre cento e cinquenta e trezentos repentistas de todo o Brasil.
Com a realização do XXXVIII Festival de Violeiros do Norte e Nordeste Teresina se transformou na Capital do Repente e nos ofereceu informações preciosas para montagem de estratégias dos próximos encontros.
O evento cresce em números assustadores. O tempo disponível para a apresentação das duplas tornou-se insuficiente, em face da grande quantidade de violeiros vindos de todo Brasil.
Por outro lado, o festival ao abrigar um número expressivo de principiantes tira a oportunidade de apresentação de renomados violeiros do Brasil, deixando o auditório, de certo modo, insatisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário