Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, agosto 4

HISTÓRIA DOS FESTIVAIS

A história dos festivais teve início em 1970 quando o cordel agonizava no Nordeste depois de desaparecer no resto do planeta. A cultura que nascera no despertar da civilização e exercera o papel da mídia da época, iniciara o período de jornalismo que estava morrendo.
Por ocasião da realização do Censo Geral do País, fui designado para recensear uma senhora chamada Maria Pangula. Ao preencher o quesito profissão, a entrevistada informara que não tinha mais atividade profissional como violeira e, nem viola tinha,em face das cantorias haverem desaparecido.
Sem conseguir explicar minha atividade declarei que, tão logo, o censo fosse encerrado, iria visitar o Nordeste e tentar resgatar a arte do repente que tanta influência tinha exercido em minha infância quando residia no povoado Baixão dos Ribeiros.
Com uma vontade que não conseguia explicar viajei pelo Nordeste para tomar conhecimento da verdadeira realidade. Foi frustrante tudo que testemunhei nessa viagem, com o cordel e o repente, praticamente desaparecidos.
Em 1971, com apoio do professor Cordão, do advogado Deusdedit Ribeiro, dona Teresinha Nunes, iniciamos o projeto de criação do I Festival de Violeiros do Norte e Nordeste realizado na Praça da Bandeira, por ocasião da Feira dos Municípios que ocorria no mesmo local.
O evento chamou a atenção dos presentes e teve a felicidade de incorporar uma figura que, mais tarde, seria a mola mestra desse movimento, o empresário João Claudino.
Em 1972, com o apoio da Diocese de Fortaleza, foi efetuado o II Festival que seria continuado, no ano seguinte, em Teresina.
O movimento ganhava adeptos e se expandia por todo o Nordeste com a adesão da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. A vitória estava conquistada com a retomada dos festivais além da impressão de folhetos e livros especializados no assunto.
Em 1975 uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos esteve em Teresina, gravando o festival que, rapidamente, chegou ao resto do mundo.
Nessa mesma data o prefeito de Teresina Wall Ferraz incorporou o festival às solenidades comemorativas do aniversário da Cidade Verde e, elaborou a Lei A. Tito Filho cuja função primordial é apoiar as atividades culturais.
As dificuldades desse projeto são incontáveis. Nos primeiros festivais, os violeiros eram hospedados em residências particulares oferecidas por verdadeiros admiradores do repente, destacando-se: professor Cordão, professor Luis, Dr. Seabra, além de nossa própria residência.
O cachê dos participantes era pago com ajuda da Prefeitura de Teresina, por iniciativa do prefeito Wall Ferraz, e particulares amantes do repente.
De 19 a 21 de agosto, no Teatro de Arena será realizado o XXXVIII Festival de Violeiros do Norte e Nordeste – o maior festival do mundo, no gênero, sob o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com participação da Prefeitura Municipal de Teresina, Armazéns Paraíba, etc.
O encontro que é atípico, uma vez que é o único a congregar os maiores violeiros do país ao lado dos iniciantes que têm o ensejo de começarem sua carreira artística.
É oportuno destacar que, entre os maiores nomes da viola, muitos tiveram o Piauí como a Universidade do Repente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário