Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, julho 21

EVOLUÇÃO DO REPENTE

        A cantoria atual sofre uma profunda modificação, em seu estilo e forma. No passado, a temática era simples e dirigida à vida cotidiana com destaque para louvação de pessoas e da própria natureza.
      As pelejas eram cantadas, usando estrofes em quadra com exceção dos martelos que já eram feitos em versos decassílabos, dentro das modalidades da época que utilizavam os versos martelianos em seis, sete, oito e nove e, os já afamados martelos agalopados.
        Entretanto, os pedidos de canções e poemas matutos ocupavam o primeiro plano na preferência popular.
     Os violeiros eram quase totalmente analfabetos, especialmente, porque a grande maioria não frequentou escola. A linguagem era simples e repleta de erros grosseiros.
      Apesar de todas as falhas, a cantoria do passado serviu de berço para o que de melhor está sendo produzido no repente.
       Com Domingos Fonseca, Dimas Batista, Manoel Galdino Bandeira e outros, o repente entra numa fase nova com a observância do idioma mais puro e a criação de novos estilos.
    Mais recentemente, a presença de novos gênios do improviso: Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Edmilson Ferreira, Sebastião Dias, João Paraibano, Geraldo Amâncio, etc. o repente assume uma nova postura e, a temática social ganha a preferência das plateias.
      Os festivais são verdadeiros palcos de cultura, com apreciação e debate dos mais variados assuntos, quer de ordem local, quer de importância mundial.
      Na atualidade a chamada cantoria de viola parece ter conquistado sua fama, tanto que o repente extinto no planeta retorna aos palcos onde tudo havia desaparecido.
    Por outro lado, o ingresso do cordel nas universidades e o ensino do repente como um processo de aperfeiçoamento da mente constitui um fato novo e fundamental no aprimoramento do cordel e desenvoltura mental.
      O que está faltando é a inclusão do ensino do repente nas escolas como matéria oficial, o que daria mais impulso na criatividade do educando.
        Aliás, é fundamental enfatizar que as escolas que vêm utilizando o estudo do repente, o alunado atinge um maior e melhor aproveitamento.

por Pedro Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário