Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quarta-feira, junho 8

URBANIZAÇÃO DO REPENTE

O progresso é implacável com o tempo. À proporção que a tecnologia promove o desenvolvimento a sociedade sofre mutações violentas que transformam a vida de todos nos mais variados sentidos.
A indústria, o comércio, a cultura e o social apresentam variações transformistas, num verdadeiro contraste entre o passado e o presente. As gerações também experimentam dificuldades e a divergência entre jovens e velhos é uma realidade incontestável.
Os costumes da década de noventa não são iguais os da atualidade. Tudo é diferente. A internet trouxe uma revolução na intercomunicação que os jovens adoram e os mais velhos não têm como entender a evolução.
A cultura passa pela mesma modificação e o que era importantíssimo no passado perdeu forças na atualidade. Os livros estão mudados e os assuntos também sofreram modificações.
Na cultura de cordel, o meio ambiente passou por uma transformação violenta. Os poemas matutos, verdadeira preferência de outrora não são mais aceitos pelo público.
O repente saiu da zona rural, do terreiro das fazendas, para as cidades com realização de festivais e programas de rádio e televisão.
A linguagem e a temática estão diferentes, os temas sociais assumiram o lugar das vaquejadas e do canto da natureza. O que a plateia quer ouvir e ver, são os protestos contra as injustiças sociais e, sobretudo, a corrupção que assola.
No cordel o que continua intocável é a métrica, que permanece cada vez mais rígida e inalterável, no que diz respeito à elaboração das estrofes. É evidente que surgiram alguns estilos novos, aproveitando os refrões das emboladas que proporcionaram novas modalidades como: Balança o Remo, Lua Prateada, Voa Sabiá, etc.
Por outro lado, o cordel perdeu forças na zona rural e está conquistando espaços nas cidades, especialmente agora com o ensino nas salas de aula como excelente processo de desenvolvimento da mente.
Essa atividade está sendo importada pelo exterior, em face dos resultados alcançados no Brasil. A melhoria do ensino nas escolas que utilizam o cordel está documentada pelos resultados conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário