Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

terça-feira, junho 28

FOLGUEDOS

A cultura popular desafia o tempo e prossegue em suas manifestações, atraindo milhares de espectadores e permanece ao longo das civilizações, oferecendo oportunidade aos estudiosos do conhecimento do passado para projeção do presente.
É evidente que o desenvolvimento está sempre presente em tudo para oferecer sua contribuição. O próprio folclore reconhece essa eficiência, embora que mínima, sem comprometer a essência de cada manifestação.
A quadrilha, por exemplo, sofreu modificações na forma das apresentações que deixou de ser narrada para oferecer uma maior movimentação. Por outro lado, observamos que a tendência é de transformação em verdadeiras escolas de samba. O luxo substituiu a roupa simples dos chitões de outrora.
Seja como for, o período junino desperta muito interesse e entusiasmo, ainda, em milhares de espectadores, constituindo-se numa das mais atraentes manifestações folclóricas do Nordeste.
A FUNDAC deu ao Piauí o segundo lugar dos folguedos realizados no Brasil. A Poticabana e atualmente o Albertão encantam Teresina com apresentações de diversas modalidades vindas dos vários estados do Nordeste e, até mesmo, de outras regiões.
As apresentações de quadrilhas, reisados, bumba-meu-boi, violeiros, etc. são manifestações que preservam a cultura popular ao longo dos anos, não deixando morrer o passado que nos foi legado por gerações que o tempo levou.
Ao lado da arte e da beleza, a presença das comidas típicas numa gastronomia que se incorporou ao movimento para, também, representar a diferença dessas realizações.
O Piauí que se destacou, com excelentes referências, em todo o Nordeste, tem o dever e a obrigação de não deixar cair o brilho conquistado com muito trabalho e sacrifício.
O espetáculo além de preservar a arte e o talento nas diferentes modalidades, é o reencontro com o passado para manter viva a tradição da cultura popular.
Nenhum povo pode desistir da contribuição que as gerações anteriores nos legaram com o objeto da luta para o aperfeiçoamento, na educação, da sociedade atual.
O lançamento do XXXV Festival de Folguedos foi realizado na última quarta-feira, no antigo Clube dos Diários com a participação das parcerias que vêm colaborado com a FUNDAC na efetivação desse encontro que conta com a participação de nove estados, constituindo-se num dos maiores eventos do País.
O Governador Wilson Martins foi representado pelo deputado Wilson Brandão que discursou para enfatizar a preocupação do chefe do executivo no apoio a cultura piauiense.
Duas apresentações folclóricas enriqueceram a solenidade sob os delirantes aplausos dos presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário