Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, março 1

REDESCOBRINDO O CORDEL por Pedro Ribeiro

O PROJETO “REDESCOBRINDO O CORDEL” é uma iniciativa do SESC em parceria com o Ponto de Cultura “Casa do Cantador” e a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí. O ano passado foram ministrados cursos dessa natureza em Unidades Escolares da Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Estado.

O curso é ministrado entre 30 e 35 alunos escolhidos pela direção da escola em consonância com representante do SESC. O aproveitamento do alunado chega a ser sempre excelente, fato comprovado pelas estrofes elaboradas pelos próprios alunos, durante as oficinas.

Geralmente, no encerramento de cada curso, os alunos mais destacados são chamados a recitarem suas próprias estâncias, quase sempre de alto nível o que bem comprova a excelente ideia do SESC no patrocínio de um curso tão importante que já está sendo lecionado em quase todo País com aceitação também do exterior.

É importante destacar que Redescobrindo o Cordel tem objetivos marcantes e superiores quando se propõe a desenvolver a mente do alunado, especialmente no que diz respeito à memória, juízo, raciocínio, criatividade e agilidade mental.

Em face da estratégia, já está soberbamente comprovado que os colégios que implantaram cordel em suas salas de aula, o aumento de notas dos estudantes atingem a níveis nunca dantes conquistados. A mídia nacional já documentou essa realidade, ao mostrar as notas e colocações conquistadas nos exames do Ministério da Educação.

Por essas razões e por esse trabalho, queremos parabenizar o SESC pela iniciativa e, estamos confiantes de que o Piauí e o Brasil serão gratos e justos com o trabalho que vem destacando o aprendizado do cordel nas escolas do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário