Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, novembro 17

FESTIVAL DE TIMON – 13/11/2011 por Pedro Ribeiro


No dia consagrado à cultura a Associação dos Poetas Populares de Timon e Região dos Cocais realizou o I FESTIVAL DE VIOLEIROS DE TIMON. O evento representa o esforço que se realiza no sentido da preservação da Literatura de Cordel e, sobretudo do repente mais presente e com maior força no Nordeste.

O Maranhão é considerado um estado poético, homenagem que se presta a Gonçalves Dias cujas obras foram produzidas tendo o Quadrão como suporte maior da inspiração do poeta gonçalvino. Parece, todavia, que as novas gerações maranhenses não se preocuparam na manutenção do sentimento poético, tanto que, no Nordeste, o Maranhão é o estado mais fraco  da literatura cordeliana.

Nos demais estados nordestinos, o repente continua como manifestação cultural mais presente. Inúmeros festivais são realizados nas capitais e cidades interioranas com uma presença de público surpreendente. Desde que ingressei no movimento de regaste da Literatura de Cordel, cujo esforço foi incorporado pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Paraíba, que o Maranhão ficou totalmente omisso. Esperamos que a iniciativa de Timon seja o marco inicial de integração da Terra Gonçalviana ao trabalho que todos realizamos para que o repente continue, cada vez mais, forte para não deixar morrer a cultura que serviu de berço para o desenvolvimento das manifestações culturais.

O I FESTIVAL DE TIMON contou com a participação dos violeiros Antonio Marques, Joaquim da Matta, Nonatinho, Antonio Pereira, Raimundo Britto, Toinha Brito, Manoel Lucas, João Batista e Aureliano dos Santos que se revezaram em apresentações para o público que compareceu ao ginásio de esportes da Praça São Benedito na vizinha cidade de Timon/MA. A arte de fazer repente é um verdadeiro milagre. Quanto mais penetramos no conhecimento da métrica concluímos que é impossível explicar como o repentista cria um galope à beira-mar com a mais rigorosa técnica do improviso.

Aos oitenta anos dedicamos nossa vida ao estudo do repente e não conseguimos explicar o porquê de tanta inteligência na perfeição de elaborar estrofes que, escrevendo já é quase impossível, quanto mais improvisando. O extraordinário não reside apenas na montagem das estrofes, mas, especialmente, na agilidade mental de dar respostas imediatas a interrogações que assustam a alma. Num duelo de dois gigantes foi questionada a virgindade de Maria. A resposta imediata como o relâmpago que corta o espaço foi surpreendente:

A Virgem Nossa Senhora
É pura e cheia de graça
O Cristo passou por Ela
Como o sol pela vidraça.

Não vamos analisar a estância em atenção à capacidade de nossos leitores, mas não podemos deixar  de externar nossa maior admiração e respeito aos violeiros. Perguntado em que a Mãe de Cristo se comparava à de Judas, o gênio do improviso Domingos Fonseca, respondeu:

Toda mãe por qualquer filho
Se iguala num só amor
As mães: de Cristo e de Judas
Sofreram a mesma dor
Uma pelo filho justo
A outra pelo traidor.

São essas manifestações do repentista que nos conduziram pelos caminhos do repente para melhor compreendermos como Deus os fez diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário