Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quarta-feira, abril 28

Onde encontrar Literatura de Cordel?


A Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí, sede da Casa do Cantador é um dos importantes pólo de cultura do Nordeste. Fundada em 15 de outubro 1977, por um grupo de poetas que tinham como objetivo manter e preservar a literatura de cordel no Piauí. A Casa é, hoje, um local de relevância cultural no Piauí que funciona como centro de pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de todo Brasil.

A Casa do Cantador abriga a Biblioteca de Literatura de Cordel Domingos Fonseca. O nome faz uma homenagem ao poeta popular de grande renome da literatura piauiense, um dos maiores repentistas do Brasil.

O poeta Domingos Martins da Fonseca é natural da cidade de Miguel Alves Piauí, nasceu a 12 de junho de 1913, no distrito de Santa Luzia. Faleceu em Fortaleza, Ceará a 28 de abril de 1958.

Domingos Fonseca foi denominado o “armazém do improviso”. Ele foi grande defensor da cultura popular, viajou pelo Brasil, onde fez Campanhas em favor da Valorização da Profissão do Violeiro. Dentre as obras publicadas destacamos a Publicação “Poemas e Canções”, publicado na Bahia em 1956.

Quem quiser plantar saudade
Esconda bem a semente
Plante num terreno duro
E num dia de sol quente
Pois se plantar no molhado
Ela cresce e mata a gente

(Domingos Martins da Fonseca)

7 comentários:

  1. Gostaria de saber como encontrar o livro "Poemas e Canções" deste repentista.

    ResponderExcluir
  2. Ñ GOSTEI Ñ TEM NADA ~_~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM TUDO SIM EU JA LI ESSE LIVRO E É
      MUITO BOM .KKKKKKKKKKKKKK. VC QUE NAO SABE OQUE ESTA PERDENDO

      Excluir
  3. é verdade ñ tem NADAaAAAAAAAAaaaaaaaaa
    X(

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  5. o email não confere, alguem pode me passar o correto

    ResponderExcluir
  6. alguém me informa preço médio dos cordéis. Sou do interior de SP e tenho uma amiga que vai à Piaui nas férias e queria que me comprasse alguns.

    ResponderExcluir