Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quinta-feira, setembro 12

XL FESTIVAL DE VIOLEIROS DO NORTE E NORDESTE (III)



Falando do terceiro dia do XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, em homenagem ao centenário de Domingos Fonseca, o maior repentista do Piauí, com um trecho do livro Pelos Caminhos do Repente, de Pedro Ribeiro, que diz: “Poesia é a pulsão da alma, que projeta pela inspiração, no sentido do belo”. E, é com a alma pulsando que começa o último dia do festival, já em clima de saudade, com violeiros afinando suas violas e recepcionando pessoas que os procuram na Casa do Cantador antes das apresentações, como estudantes pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí, professores e outros amantes da cultura popular.
Como nos dias anteriores, a movimentação continuou na Casa do Cantador, em Teresina, começando com o almoço na chácara de João Claudino para repentistas, poetas populares e autoridades. Este foi um momento marcante porque esse homem simples que enche a alma de regozijo quando ouve um som de viola, um repentista cantando ou um poeta declamando, é o maior apoiador desse evento. Aos 83 anos, mais de quarenta deles apreciando e apoiando a arte da cantoria, ao lado de Pedro Ribeiro, Claudino participou efetivamente de todas as atividades nesse festival que homenageou o maior repentista do Piauí, Domingos Fonseca.
Às 19 horas, do dia 25 de agosto iniciou-se a terceira e última noite de apresentação dos violeiros, repentistas e poetas populares do Norte e Nordeste que teve 34 artistas trovadores e declamadores expressando, por meio de versos, os mais variados temas, cada um dando o melhor de si: uma súmula da sua arte que brota da profundeza de sua alma de poeta trovador. Essa noite foi marcada por emoções fortes com a apresentação de grandes nomes do repente como Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Fenelon Dantas, João Paraibano, Valdir Teles, Jonaci Dantas, Zé Viola, Zé Carlos do Pajeú, Edmilson Ferreira e tantos outros que brilharam no festival como brilham as estrelas no céu. Tivemos a participação de mulheres repentistas como Maria Ferreira de Teresina, Toinha Alves, de Uruçuí (PI) e Toinha Brito (PI) num duelo com o cantador Agamenom.
Por meio de vários gêneros da cantoria como Sextilhas, Mourão de Sete Linhas, Mourão Caído, Mourão Perguntado, Gemedeira, Voa Sabiá, Coqueiro da Bahia, Quadrão Mineiro, Dez de Queixo Caído, Oitavão Rebatido, O Cantador de Vocês, Galope à Beira-Mar e Gabinete, os trovadores cantaram sobre vários temas e para fazer homenagens como fez Aureliano dos Santos (MA) e Manoel Lucas (PI) para homenagear Domingos Fonseca, o maior repentista do Piauí. Outras duplas cantaram para homenagear João Claudino, o patrono dos violeiros; doutor Pedro Ribeiro, organizador do maior Festival de Violeiros do Planeta; dona Maria Viana, a madrinha dos cantadores, e aos poetas falecidos como, Calixtão e outros também lembrados neste Festival.
É positiva a avaliação que se faz do XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. Foi dada a oportunidade para todos os repentistas e poetas populares de expressarem sua arte. Tivemos além dos shows de viola, os declamadores como Joaquim da Matta (PI) que em virtude de problemas nas cordas vocais não pôde cantar, mas encantou a plateia declamando, assim como o fez Mariana Teles (PE), lançando livro e CD de declamação e João de Lima (AL). O festival contou com a participação de repentistas dos estados nordestinos e um de São Paulo. Tivemos repentistas e poetas populares que já participaram de muitos festivais, como Nonatinho (MA) que participou de 38 dos 40 festivais e que tem o prazer de todos os anos registrar o evento, em cordel, assim como temos participantes que vieram pela primeira vez como João de Lima, de Maceió (AL).
Outros fatos importantes neste festival merecem registro como a participação de mulheres cantando e declamando, cantadores idosos e jovens como a dupla de irmãos Jeferson Silva e Jairo Silva; e de uma criança, o encantador Ylson Alves, de apenas seis anos de idade. Enfim, um festival que jamais será esquecido. 
Finalizo dizendo que é impossível não gravar na mente as frases ”E com os aplausos da plateia vamos chamar a dupla... sapeca aí, meninos” ou “Atenção para o mote...” tão pronunciadas e repetidas com a mesma emoção por Doutor Pedro Mendes Ribeiro, esse filósofo, jornalista e poeta que realizou com entusiasmo 40 festivais, e é para ele que presto a minha homenagem com “Parabéns!”, parabéns por mais um grande festival que só se tornou possível graças à sua força e perseverança e ao apoio irrestrito de João Claudino Fernandes, patrono dos violeiros e poetas populares, a quem também homenageio com um caloroso abraço!
Josefina Ferreira Gomes de Lima
Diretora de Cultura da Casa do Cantador

Estrofe da Semana:
Essa mulher tão bonita
Tá modificando a sorte
Com um cigarro na boca
Viajando no transporte
Que a levará com urgência
Ao Campo Santo da Morte.
            (Pedro Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário