Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

sexta-feira, agosto 30

XL FESTIVAL DE VIOLEIROS DO NORTE E NORDESTE - Por Josefina Ferreira


Nos dias 23 a 25 de agosto de 2013, aconteceu no Teatro de Arena, em Teresina, o LX Festival de Violeiros do Norte e Nordeste com a presença marcante de mais de 150 violeiros repentistas e poetas populares do Piauí que cantaram e encantaram o público homenageando Domingos Fonseca, o maior violeiro repentista do Piauí, que completaria 100 anos, se ainda estivesse em nosso meio.

O grande festival, que teve o apoio cultural do Governo do Estado do Piauí através da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC / Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), Fundação Cultural Monsenhor Chaves / Prefeitura Municipal de Teresina e do Grupo Claudino S/A iniciou-se na Casa do Cantador, com o almoço oferecido a todos os visitantes, propiciando intercâmbio entre os violeiros, repentistas, poetas cordelistas, pesquisadores.

Sob a direção e apresentação de Pedro Mendes Ribeiro e colaboração de Jonaci Dantas na locução, teve sua abertura às 19 horas com grande show de viola pelos próprios repentistas recepcionando calorosamente o público presente. Na sequência, a palavra do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, dando as boas vindas aos artistas convidados e à plateia, reafirmando o apoio da Prefeitura ao evento e destacando a importância do Festival para o fortalecimento da cultura popular na Capital. 

Dedilhando suas violas, 29 duplas se apresentaram na primeira noite, grandes expoentes do repente nordestino como: Valdir Teles (PE) e Fenelon Dantas (SP), Sílvio Grangeiro (CE) e Francinaldo de Oliveira (CE), Antônio Lisboa (PE) e Severino Feitosa (PB), Zé Cardoso e Ismael Pereira (CE), Zé Eufrásio e Antônio Jocélio (CE), com destaque para a participação da dupla formada por pai e filha: Chaguinha da Viola e Marcelane, uma jovem de grande talento na arte do improviso. Foi escolhido nessa noite a dupla de repentistas piauienses, Zé Viola e Edmilson Ferreira, para cantar em homenagem a Domingos Fonseca, o maior repentista do Estado do Piauí, pelo seu centenário de nascimento.

Outra grande atração foi o lançamento do livro Domingos Fonseca, de Pedro Mendes Ribeiro com a colaboração de vários repentistas, homens e mulheres, que imprimiram sua marca com suas estrofes dedicadas ao grande trovador. O livro é resultado de 40 anos de pesquisa e foi prefaciado pelo jornalista, poeta e escritor membro da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.

O evento teve a participação de uma boa plateia e a movimentação de cantadores e poetas que aproveitaram para vender seus CDs DVDs, livros e folhetos. Contou também com a presença honrosa de Francisco Carvalho, o talentoso ator Teresinense que participou da novela Salve Jorge, da Rede Globo, interpretando Seu Galdino. Sua presença no evento foi uma grande atração para seus fãs. Ele veio não só visitar a família, mas também participar de eventos culturais na cidade.

A noite foi bastante proveitosa porque contou com uma plateia fiel, diversificada com gente de todas as idades: crianças, jovens e idosos entre eles João Claudino Fernandes que, aos 83 anos, participa com muito júbilo do Festival e recebe o carinho dos repentistas que capricham nas homenagens ao patrono dos violeiros.



Josefina Ferreira Gomes de Lima
Mestranda da Universidade Estadual do Piauí- UESPI
Diretora de Cultura da Casa do Cantador


segunda-feira, agosto 26

FESTIVAL DE VIOLEIROS REÚNE TALENTOS EM GRANDE SHOW DE REPENTE E POESIA

O XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste supera todas as expectativas. Grandes apresentações numa mistura de principiantes e veteranos na arte do repente. Em todas as noites o Teatro de Arena estava cheio, era a reunião de violeiros que a todo ano se repete, este ano comemorando o centenário de Domingos Fonseca.

O lançamento do livro do repentista piauiense, ocorreu de forma brilhante e com grande aceitação visto o número de vendas, é inegável a importância da obra concluída com muitos anos de pesquisa por Pedro Ribeiro.

Dentre muitas apresentações Nael Alves e Wilson (6 anos), pai e filho, fizeram o público vibrar com cantoria irreverente entre a relação dos dois. O patrono da Festa, João Claudino, aplaudiu de pé, a dupla de Pimenteiras que sempre vem ao Festival.

Com uma única dupla, a figura feminina foi muito bem representada no festival, Antonia Alves e Maria Ferreira dera um show.

Foto: Antonia Alves e Maria Ferreira

Além das duplas o festival trouxe uma jovem poetisa vinda de Pernambuco. Uma atração mais do que especial: Mariana Teles, declamadora que aos 6 anos de idade já se identificava com a poesia. Um talento nato que hoje aos 18 anos orgulha o pai Valdir Teles, famoso repentista.

Foto: Valdir Teles e Mariana Teles

Nascida na região de Alto Pajeú (PE), Mariana explica que foi influenciada por amigos, professores e poetas, afinal a cidade é o berço dos poetas, porém sempre foi apaixonada por poesia e afirma que o homem é produto do meio.

“A poesia me colocou dentro do Direito”, comenta, pois foi o seu dom que a fez crescer na oratória, no conhecimento de mundo. Cursando Direito em Recife ela almeja ser acadêmica, mas pretende levar a poesia paralela, a profissão que escolheu.



Foto: Mariana Teles declamando

Quanto ao Festival ela comenta: “A estrutura está impecável”. E ressalta que é um dos mais grandiosos do qual já participou.

Em apresentação no sábado(24) e domingo(25) ela declamou versos de sua autoria sobre Teresina, política, o Brasil e a João Claudino maior incentivador da literatura de cordel, e ainda de seus amigos poetas, inclusive de seu pai. Uma apresentação emocionante que surpreendeu a todos.

E aqui em Teresina ela pôde lança seu primeiro livro – De Versos em Verso organizado por João Claudino, um presente surpresa dado pelo amante da poesia e repente.

Nas últimas horas de festival o público cantava junto a cada dupla. Zé Viola e Edmilson Ferreira, encerraram o ultima noite do XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, com a promessa de no próximo ano estarem  aqui mais uma vez.



Foto: Edmílson Ferreira e Zé Viola( com chapéu)


XL FESTIVAL DE VIOLEIROS - 2ª NOITE

Wilson( 6 anos) e Nael Alves- Pai e filho dando um show




MARIANA TELES

XL FESTIVAL FAZ HOMENAGEM AOS VIOLEIROS FALECIDOS

Placas expostas em palmeiras 


"A palmeira não é um túmulo é uma mensagem, uma obra de Deus", afirma Pedro Ribeiro em seu discurso na solenidade que aconteceu na Casa do Cantador, dia 24.





FIGURA FEMININA NA LITERATURA DE CORDEL PIAUIENSE - JOSEFINA FERREIRA E ELZA BEZERRA



sábado, agosto 24

XL FESTIVAL DE VIOLEIROS- 1ª NOITE




FESTIVAL DE VIOLEIROS RECEBE MILHARES DE ESPECTADORES NA PRIMEIRA NOITE.



O teatro de Arena ficou pequeno para o XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, este ano comemorando o centenário e Domingos Fonseca. Foram milhares de pessoas, e inúmeras personalidades que prestigiaram o evento cultural que já é consagrado no calendário piauiense.

Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, e o prefeito da capital Firmino Filho estiveram presentes e atentos a cada apresentação. “Essa é uma boa e grande tradição da nossa cidade”, afirmou ele sobre o Festival. E ressaltou ainda: “São poucos eventos que tiveram 40 edições, e que possamos continuar”.  Em sua fala ele lembra que o projeto Cordel nas escolas logo vai ser executado.

Ao longo das apresentações os violeiros cantaram sobre o mais variados temas: cultura, fome, mar, o nosso clima, e fizeram homenagem ao violeiro já falecido Calistão, personalidade carismática do mundo do repente. Mas o ápice do Festival se deu no lançamento do livro Domingos Fonseca - Imortal do Repente, onde Pedro Ribeiro, organizador do evento, fez reverência ao poeta com belas palavras sobre sua trajetória e logo em seguida Zé Viola e Edmilson Ferreira cantaram ao Imortal.

Além do livro ser um resgate do legado de Domingos Fonseca, a sua venda permite a manutenção da Casa do Cantador, que recebe violeiros de todo o Piauí durante o ano. 

Um destaque da noite entre as trinta duplas que se apresentaram no Festival foi Marcelane Araújo, a jovem de 17 anos que já lançou nove Cd’ s junto ao seu pai Chaguinha da Viola. A única mulher repentista do primeiro dia de Festival, numa representação significativa da mulher na arte do Improviso.

O Festival prossegue até domingo, trazendo na noite de hoje a poetiza pernambucana Mariana Teles, para declamar pela primeira vez para a grande plateia teresinense às 20h00. A participação de mais 200 repentes e milhares de espectadores torna o evento a maior festa cultural de todos os tempos.





quinta-feira, agosto 22

Maraiana Teles em São José do Egito.flv

FESTIVAL DE VIOLEIROS COMEMORA CENTENÁRIO DE DOMINGOS FONSECA ESTE FIM DE SEMANA



XL Festival de Violeiros do Norte Nordeste começa esta sexta-feira, 23. É o maior evento cultural do Piauí, este ano homenageando a Domingos Fonseca, poeta piauiense, considerado o melhor repentista de todos os tempos. Na ocasião será lançado o livro Domingos Fonseca - Imortal do Repente O evento acontece no Teatro de Arena, no Centro da cidade, e vai até o dia 25.

A declamadora Mariana Teles é uma das atrações do festival, no dia 24. Uma jovem pernambucana, que aos dezoito anos já lançou dois CD’’s e um DVD, com poesias de sua própria autoria.

Um evento organizado pela Associação de Violeiros e poetas Populares do Piauí juntamente com o Ponto de Cultura “Casa do Cantador” que busca valorização da cultura, sobretudo a literatura de cordel, este ano prometendo ser um dos maiores eventos culturais.

quarta-feira, agosto 21

CULTURA A TODO INSTANTE

Neste fim de semana não apenas o Teatro de Arena, mas toda a cidade ficará repleta de muita cantoria. É o XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste chegando, e junto com ele um universo cultural que cada participante carrega consigo através da arte do improviso
São mais de duzentos participantes e milhares de espectadores, e este ano não vai ser diferente. Um resgate mais do que merecido, a cultura piauiense e inovação a todo instante. 
O festival busca agregar ao que já existe e mais ainda, inserir o jovem a tudo isso. Dos mais experientes aos iniciantes o festival em sua essência, propõe uma renovação de cultura na incansável luta de valorização e aproximação da população a literatura de cordel.
Reverenciando a Domingos Fonseca, um poeta que aos 10 anos já cantava e improvisava, obtendo uma trajetória brilhante sempre a favor da valorização da profissão de violeiro, o XL Festival de Violeiros, nos dias 23, 24 e 25, lança a obra de autoria de Pedro Mendes Ribeiro: Domingos Fonseca - o Imortal do Repente
Uma comemoração ao centenário do maior repentista do Brasil que cantava suas dores, figura expressiva, hoje objeto de estudo pelo que representou no campo do repente.
É válido lembrar que o Festival acontece os três dias à noite, no Teatro de Arena e durante o dia, na Casa do Cantador, os violeiros permanecem em plena atividade com muita cantoria.

 

 

ESTROFE DA SEMANA

Foi Fonseca um lento incomparável
Grande mestre entre grandes cantadores
Respeitando por seus competidores
No repente simpático e agradável
Uma fonte jorrante inesgotável
 
Na linguagem romântica de alto nível
Professor de gramática incorrigível
Fez crescer a cultura do país
Quem ouvir o seu verso ainda diz:
Deus fazer outro igual é impossível
 
 
(Moacir Laurentino- PB)

CAPITAL DO REPENTE


Já estamos sentindo o grande festival de violeiros que despertou o mundo para o resgate da Literatura de Cordel. Esse sonho foi realizado em 1971 quando conseguimos reunir os remanescentes dessa arte maravilhosa, para não cumprir extermínio completo engenho do improviso.
Foi um acontecimento marcante que recebeu o apoio de Fortaleza/CE que se incorporou ao movimento e realizou o II Festival, despertando, a partir daí, o Nordeste que acordou para o perigo que estava mergulhado e, arregaçou as mangas e partiu, definitivamente, para a reestruturação dos festivais.
Em 1975, um acontecimento importante veio contribuir para a nova caminhada do repente. Chegou a Teresina uma equipe de pesquisadores de cordel, vinda dos Estados Unidos, gravando e filmando o III Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. Esse acontecimento marcou, efetivamente, uma nova história, o interessante do exterior por essa atividade.
Nesse mesmo ano, o então prefeito de Teresina, professor Wall Ferraz incorporou o festival de violeiros às solenidades comemorativas do aniversário de Teresina.
Por outro lado, os vários estados nordestinos, deslancharam na realização de novos encontros, nas capitais e cidades do interior.

O gosto pelo repente ressurgiu, nas camadas mais idosas, enquanto a juventude se empolgou e partiu, definitivamente, para o aprendizado da arte do improviso, revelando grandes talentos que, no momento, constituem a verdadeira elite dos cantadores.
Destarte, o festival de Teresina passou a revelar talentos e, por outro lado, despertou atenções da juventude que passou a freqüentar as dependências do Teatro de Arena ao lado dos mais velhos e com vibração mais empolgante.
Nesta sexta-feira, dia 23, será iniciado o XL Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, em homenagem ao centenário de Domingos Fonseca, considerado, pela critica, um verdadeiro gênio da arte de improvisar.

Na abertura do festival, dia 23, estaremos lançando ao público, o livro “Domingos Fonseca- Imortal do Repente”, uma pesquisa que realizamos sobre o Rei do Galope, durante mais de quarenta anos.
Domingos Fonseca é, inegavelmente, um verdadeiro gênio do repente e lamentamos que, em sua época, ainda não estava em circulação a tecnologia dos computadores e gravadores para não deixarem o grande poeta, praticamente sem memória.
Convidamos nossos leitores a prestigiarem, com suas presenças, o centenário do maior repentista nacional de todos os tempos, o piauiense de Miguel Alves- Domingos Fonseca.
 
Por: Pedro Mendes Ribeiro