Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí - Casa do Cantador. Fundada em 15 de outubro 1977. Espaço de relevância cultural no Piauí que funciona como Centro de Pesquisa e de apoio a violeiros e poetas populares de vários lugares do Brasil. Localizada na Rua Lúcia, 1419, Bairro Vermelha, Teresina - Piauí - Telefone: (86) 3211-6833 E-mail: casadocantadordopiaui@hotmail.com

quarta-feira, setembro 26

Estrofe da Semana:


O Brasil tá empolgado
Com o Supremo Tribunal
Quem tem culpa é condenado
E vai pagar pelo mal
Que praticou à Nação
E foi feita a distinção
Para quem era inocente
Se fortalece a justiça
Para frear a cobiça
De quem é um delinquente.

ARTE DE POUCA RENOVAÇÃO por Pedro Ribeiro


Uma preocupação que coloca em risco a sobrevivência da Literatura de Cordel, especialmente no Piauí, onde o desaparecimento das gerações envelhecidas supera, em muito, o surgimento de novos talentos, é o desequilíbrio desse fenômeno.
Quando iniciamos o movimento de apoio aos violeiros o número dos artistas de viola era bem expressivo, com quase uma centena de improvisadores, na grande Teresina.
A sequência de morte e o inexpressivo surgimento de novos talentos confirmam essa verdade inquietadora, pois da década de setenta para a atualidade já faleceram cerca de trinta e um repentistas com menos de dez renovações o que, certamente, são dados assombrosos no que concerne a comparação e, sobretudo, a avaliação para o futuro.
Analisar a causa desse fenômeno não é tarefa fácil, quando sabemos da influência da televisão, da música sem mensagem e, principalmente, das drogas que a tudo destroem.
O nosso pressentimento se fundamenta nessa estatística inquestionável. Todavia, nossa esperança ressurge com o Cordel Nas Escolas, pois dezenas de jovens de ambos os sexos revelam talento poético surpreendente.
Por outro lado, temos informações que a renovação nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte é confortante, com o aparecimento de verdadeiros ases do repente.
Seja como for, esperamos que a Literatura de Cordel que sequenciou a Literatura Oral que vem, desde o despertar das civilizações, permaneça viva como um instrumento cultural capaz de conquistar maior abrangência no campo da comunicação, uma vez que é a única capaz de ser compreendida pelos mais sábios e até os analfabetos.
O empolgante a quantos assistiram ao XXXIX Festival de Violeiros do Norte e Nordeste é a presença de um garoto com apenas cinco anos de idade e já fazendo improviso. Na foto com Pedro Ribeiro tive a oportunidade de testá-lo, convencendo-me de que será um bom violeiro no futuro.

Apesar de todas essas razões negativas ainda temos forças para continuarmos lutando pela preservação do repente e da Literatura de Cordel cuja importância na cultura brasileira e internacional é irrefutável.